Uma criança de 1 ano e 6 meses morreu na tarde de terça-feira (3) após ser atacada pelo cachorro da família, da raça chow- chow, em Lucas do Rio Verde (a 345 km de Cuiabá).
Segundo informações da Polícia Civil, a mãe da vítima relatou que tem seis cachorros em casa, sendo quatro da raça Chow Chow e dois vira-latas.
No momento do ataque, que ocorreu por volta das 14h24, a mãe do menor havia acabado de trocar a criança e o deixou sozinho por alguns instantes, enquanto jogava fora a fralda suja.
Quando voltou ao cômodo, a mulher encontrou um de seus cachorros chow-chow atacando o menino, que ficou gravemente ferido. Segundo ela, os outros animais tentaram impedir o Chow Chow, o que gerou uma briga entre o grupo de cachorros.
Após o ataque, a mãe foi pedir socorro e acionou o resgate para que seu filho fosse encaminhado ao hospital. Na unidade de saúde, a criança recebeu os primeiros atendimentos, mas não resistiu aos ferimentos e sofreu uma parada cardiorrespiratória. A criança morreu no hospital.
A Polícia Civil foi acionada para atender a ocorrência e liberou o corpo do menor para ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Temperamento da raça
Segundo informações de especialistas, o Chow Chow normalmente é um animal territorialista e que, normalmente, não demonstra comportamento agressivo. No entanto, cachorros dessa raça não gostam de ser agarrados ou manipulados.
Em relação à convivência com crianças, não é algo que deva acontecer sem a supervisão direta do dono, pois os especialistas explicam que o Chow Chow não vai hesitar em demonstrar sua insatisfação se for preciso. Por isso, os animais dessa raça são mais indicado para famílias com crianças mais velhas.