Reunião discute ações para auxiliar produtores rurais a acessar linhas de crédito

Marcos Cardial | Assecom AIA

Uma reunião no início da tarde desta quinta-feira (5), na sede da prefeitura de Alto Araguaia, tratou de ações para auxiliar agricultores familiares a ter acesso mais rápido a linhas de créditos por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O encontro reuniu representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA); Sicred; Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); Sindicato Rural Patronal e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

As discussões ainda imbricaram sobre mapeamento para regularização das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). O trabalho será desenvolvido por regiões rurais e será desenvolvido por meio de uma força tarefa entre os atores participantes do encontro. O documento é base de identificação de produtores da agricultura familiar e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, além de ser passaporte de acesso às políticas públicas do Governo Federal.

Os representantes da Secretaria de Agricultura ainda explanaram sobre a importância da regularização do Selo de Inspeção Municipal (SIM) como instrumento para agregar valor à produção de produtos de origem animal e vegetal. De 2017 até agora, por determinação do prefeito Gustavo Melo (PSB), 73 selos foram expedidos pela pasta.

A instalação de uma vitrine de demonstração tecnológica no Parque de Exposições Silvio José de Castro Maia para incentivar agricultores familiares também esteve na pauta. O objetivo é criar campos experimentais para mostrar ao produtor alternativas de produção, o correto manejo para incremento da renda e a diversificação de culturas na propriedade.

 A realização da Festa do Queijo e a participação de membros da Secretaria de Agricultura na 6ª Festa da Semente dias 12 e 13 de setembro em Mineiros (GO). Um novo encontro foi agendado para o próximo dia 26 também na sala da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento na sede da prefeitura.

Participaram da reunião o secretário de Agricultura, João Dias; Amélia de Freitas, gerente de Agricultura; Nayara Bastos, veterinária da Secretaria de Agricultura; Pedro Vitor, gerente do escritório da Empaer em Alto Araguaia; Jonathan Borges, supervisor do SENAR; presidente do Sindicato Rural, Luiz Garcia; gerente de desenvolvimento do Sicredi, Mateus Zimer e gerente da agência local do Sicredi Alto Araguaia, Rafael Lima Dourado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: