Projeto social de Alto Araguaia possibilita gestantes fabricarem os próprios kits maternidade

Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Uma iniciativa da Prefeitura de Alto Araguaia tem oferecido assistência e capacitado diversas mulheres do município. Através dos projetos “Cegonha Araguaiense”, “Corte e Costura” e “Mundo das Fraldas”, desenvolvidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), mais um grupo de gestantes finalizaram curso e recebem gratuitamente um kit com itens básicos necessários aos recém-nascidos além de fraldas descartáveis.

De acordo com a primeira dama e secretária da pasta, Priscila Dourado, os programas são inéditos na história do município e referência para outros. “As mulheres, em especial as gestantes, nunca tiveram tantas políticas públicas como na gestão do prefeito Gustavo Melo. Além de capacitação, assistência com os kits, oferecemos acompanhamento com diversas palestras e orientações, e ainda podem ter o parto gratuito no hospital municipal”, reforça.

À espera de um menino, Gabriela Rodrigues, comemorou as ações. “Foi muito bom. É gratificante ver tanta novidade. É um aprendizado que hoje e até futuramente vamos precisar. Quem não participou perdeu a oportunidade e quem participar não irá se arrepender”, frisa.

OS PROJETOS

Implantado em junho de 2019, o programa “Cegonha Araguaiense” assegura kits com macacão, luva, meia, body, cueiro, frauda e bolsa de vinil. A proposta também realiza acompanhamento em todas as fases materna da mulher com orientações de planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e de colo do útero, gravidez de risco, oficinas de capacitação, importância do pré-natal, nutrição da mãe, aleitamento materno, entre outros.

Já o projeto de Corte e Costura visa profissionais e oportunizar a geração de renda. As peças fabricadas são destinadas ao kit maternidade. A capacitação tem apoio da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT/MT), com aquisição de tecidos e aviamentos.

O Programa Mundo das Fraldas possibilita a confecção de fraldas geriátricas descartáveis adulto e infantil para meninos e meninas. Os produtos também irão compor o kit de maternidade e recebem apoio da Justiça do Trabalho, onde a doação dos equipamentos aconteceu através da destinação de valores de condenações em ações coletivas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: