Professores e profissionais da educação recebem treinamento sobre primeiros socorros

Da Assessoria

Nos preparativos para volta às aulas, professores e profissionais da rede municipal de educação de Alto Araguaia (MT) participam da semana pedagógica. As atividades iniciaram nesta segunda-feira (03) com treinamento básico de Primeiros Socorros, ministrado com apoio do Núcleo do Corpo de Bombeiros do município, na Escola Municipal José Inácio Fraga.

Conforme explicou o instrutor Soldado BM Freitas durante o treinamento, os procedimentos visam identificar e agir de forma preventiva em situações de emergência. O objetivo é prestar assistência inicial às vítimas de acidentes ou mal súbito, até que o suporte médico especialista chegue no local da ocorrência. Na ocasião, os profissionais receberam instruções sobre métodos de identificação de pulso, desobstrução de avias aéreas, massagem cardíaca, estancamento de sangramento, cuidados básicos no atendimento entre outros.

A secretária de Educação, Paula Regina Fraga, pontuou que o treinamento vem de encontro com a Lei Nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, a qual professores e funcionários devem se capacitar com noções básicas de primeiros socorros. A lei é em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar durante uma excursão escolar em Campinas (SP), onde não obteve os primeiros atendimentos.

As aulas na rede municipal de ensino terão início na próxima segunda-feira (10).

SEMANA PEDAGÓGICA – O treinamento de primeiros socorros se estende até a tarde desta segunda-feira (03). Na programação, as distribuições de aulas em cada unidade de ensino acontecem nesta terça-feira (04). Na quarta, os profissionais das creches e ensino fundamental (6º ao 9º ano) recebem mais uma qualificação, enquanto que na quinta-feira (06), a equipe do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), de Curitiba (PR), estará em Alto Araguaia na capacitação dos professores do pré-I até o 5º ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: