Médica orienta sobre cuidados para ter um Carnaval com saúde

Gazeta Digital

As festas públicas de Carnaval em Cuiabá e em diversas capitais do País foram canceladas devido ao avanço da variante Ômicron e ao aumento do número de casos de Covid-19. No entanto, durante o período de carnaval, é comum o aumento na procura em Pronto Atendimento para casos de intoxicação alimentar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, acidentes domésticos, automobilísticos e infecção pelo coronavírus.

De acordo com a clínica geral Aline Esteves, o hospital trabalha com a hipótese de que neste ano aumentem casos dessa natureza no pronto-atendimento, mesmo com a pandemia e com a suspensão das festas oficiais de carnavais.

“Com o aumento da imunização causada pela vacinação, vemos a tendência de que as pessoas relaxem quanto às medidas de proteção e distanciamento social, o que pode resultar em um número maior de infecção”, ressalta.

A médica reforça que não é o momento de baixar a guarda e destaca algumas dicas importantes para um ‘Carnaval seguro’.

 

Confira dicas

1- Evitar aglomeração ou eventos com muitas pessoas;

2- Usar máscara e higienizar sempre as mãos;

3- Ingerir muita água para se hidratar;

4- Consumir comidas leves e de procedência conhecida para evitar problemas gastrointestinais, náusea, e vômitos;

5- Evitar beber e dirigir.

Outro ponto fundamental levantado por Aline é o cuidado em relação aos acidentes domésticos. “Com as pessoas em casa, crescem casos como queimaduras, cortes, afogamentos, que podem resultar em desfechos fatais. E é sempre bom redobrar o cuidado com crianças”, frisa a médica.

Aline enfatiza também a importância de não se automedicar. “Em caso de algum sintoma ou acidente, procure um Pronto Atendimento imediatamente”, recomenda ela.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: