Matriculas para novos alunos na rede municipal de Alto Araguaia estão abertas

Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Alto Araguaia alerta aos pais quanto aos prazos do processo de novas matrículas da rede municipal, triagem das creches e o processo de redimensionamento de alunos na rede estadual para o ano letivo 2022.

Conforme calendário, o período de novas matrículas será do dia 03 a 14 de janeiro, enquanto que novos alunos da educação infantil, as matrículas estão abertas até que se encerrem as vagas.

Nas Escolas Creches Izoldina de Castro Maia (Centro) e Maria Ferreira Ribeiro (Bairro Aeroporto) não são feitas rematrículas. As unidades adotam o processo de contagem de pontos socioeconômico estabelecido pelo TAC (Termo de Ajuste de Conduta). A triagem encerra no dia 10 de dezembro.

REDIMENSIONAMENTO – O redimensionamento acontece para alunos do 8ª ano (da Escola Municipal José Inácio Fraga), onde serão atendidos em unidades escolares da rede estadual. A rede municipal de Alto Araguaia continuará no próximo ano a ofertar aulas para alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

A medida atende o Decreto 723/2020 publicado no Diário Oficial do Estado, onde, gradativamente, o Estado passará a atender apenas os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e os municípios atenderão à Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULAS – Dos documentos, são obrigatórios a apresentação da certidão de nascimento do aluno ou documentos pessoais (CPF e RG), foto 3×4 do aluno, CPF, RG e comprovante de endereço dos pais ou responsável (água, luz ou telefone/internet). Seguindo a legislação, deverá ainda apresentar carteira de vacinação atualizada, fator sanguíneo e cartão do SUS. O atestado médico oftalmológico do aluno não é obrigatório, mas os pais devem ser incentivados a fazer o exame dos filhos.

Caso o aluno ingresse por transferência de outra unidade de ensino, é necessário a declaração da escola onde realizou os estudos. Caso o aluno seja Portador de Necessidades Especiais (PNE) é necessário apresentar o laudo médico para que a unidade de ensino mantenha um profissional tutor em sala.

Para as crianças da Educação Infantil Pré I é necessário que tenha os 4 anos completos e os do 1° ano do Ensino Fundamental ter 6 anos completos, ou ambos completarem até 31 de março de 2022.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: