Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira em Alto Araguaia

Monique Esposito (Estagiária) | Assecom/AIA

A fim de interromper a circulação do vírus sarampo e proteger os grupos mais ameaçados pela doença no país, terá início na próxima semana (07) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). Em Alto Araguaia (MT) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A primeira parte da campanha é para crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos, visto apresentarem maior risco de desenvolver complicações através do vírus. A meta é atingir 95% do público-alvo até o dia 25 de outubro. A mobilização nacional com o Dia D acontece no dia 19.

Conforme orienta a secretária de Saúde do município, Manoela Nunes, os pais são essenciais no processo de controle da doença e devem levar as crianças para UBS com a caderneta de vacinação para avaliação e registro. “É uma chance para os pais atualizarem a caderneta de vacinação e também imunizar seus filhos contra a doença”. A secretária ressalta que para aquele adulto que não recorda se tomou a dose do tríplice viral, basta se deslocar até uma UBS para se vacinar.

A segunda parte da campanha será no período de 18 a 30 de novembro para adultos de 20 a 29 anos que não foram vacinados. O dia D de mobilização nacional para este grupo acontece no dia 30. Conforme normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), devido aos números de casos confirmados nesta faixa etária, foi criado uma campanha para este grupo em específico.

A DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações levando a óbito, sobretudo em crianças desnutridas e menores de cinco anos. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema em até quatro dias depois.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: