Campanha de vacinação contra a raiva começa nesta segunda-feira em Alto Araguaia

Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Chegou a vez de cães e gatos da zona urbana serem imunizados contra a raiva. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia dará início à campanha de vacinação antirrábica na próxima segunda-feira (30). A vacina é gratuita e obrigatória para animais acima de três meses de vida. Os donos dos pets terão até o dia 28 de setembro para levar os animais a um dos pontos de vacinação.

A vacinação irá funcionar das 7h às 17h sem intervalo para o almoço de segunda à sexta-feira. Ao longo do mês, serão oito pontos de vacinação distribuídos nos bairros da cidade. De acordo com a Vigilância em Saúde, cerca de 4113 animais devem receber a vacina, sendo 3595 cães e 518 gatos.

Para que a imunização seja feita com segurança, é importante que os proprietários levem os cachorros nas coleiras. Animais de grande porte ou agressivos, é essencial o uso de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou outro material para proteção. Os animais não devem ser encaminhados por crianças.

Diferente dos anos anteriores, a campanha teve início pela zona rural do município. Durante todo o mês de agosto a equipe de vacinação percorreu as regiões imunizando os animais.

“A raiva é uma doença infecciosa transmitida por meio de arranhadura, lambidas e mordidas de animais contaminados. É uma doença potencialmente fatal e que também pode ser transmitida ao ser humano, por isso os cuidados devem ser redobrados e os animais vacinados”, explica o secretário de Saúde, Cleomar Vilela.

CRONOGRAMA:

Dias 30 e 31 de agosto: Quadra Poliesportiva do Bairro Maria das Graças de Souza Pinto;

Dias 01,02 e 03 de setembro: Salão do Serviço de Convivência, ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Nossa Senhora Aparecida;

Dias 09 e 10 de setembro: Terminal Rodoviário Municipal, no Bairro Aeroporto;

Dias 13 e 14 de setembro: Quadra Poliesportiva do Bairro Gabiroba;

Dias 16 e 17 de setembro: Quadra Poliesportiva do Bairro Boiadeiro;

Dias 20 e 21 de setembro: Praça da Bandeira, no Bairro Beira Rio;

Dias 27 e 28 de setembro: Quadra Poliesportiva do Bairro Jardim Novo Araguaia;

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: