“Até março estarei completamente curada”, diz paciente diagnosticada com câncer durante palestra de prevenção

Assessoria de Comunicação

Após exame de rotina para acompanhar o quadro clínico de cistos mamários, em 2017, Gianny Obando foi diagnosticada com câncer. A moradora de Alto Araguaia (MT) atualmente passa pela fase final do tratamento, mas revelou que a cura foi possibilitada por descobrir a doença no início do ciclo. “Sempre levei uma vida saudável. Até março do ano que vem estarei completamente curada”, disse em depoimento durante palestra promovida nesta quinta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A ação objetiva conscientizar homens e mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de próstata. No município, a SMS trabalha em conjunto as campanhas “outubro rosa” e “novembro azul”. Na ocasião, o médico especialista em ginecologia e obstetrícia, João Tatsuro Katsuyama Júnior, ressaltou a necessidade do diagnóstico precoce.

“É necessário sempre realizar o exame de toque. Ao perceber qualquer alteração na mama, procurar a unidade básica de saúde para exames mais aprofundados”, explica o especialista. João Júnior disse ainda que a doença é genética e que as chances de ser diagnosticado com câncer são maiores em pessoas que possuem histórico familiar de primeiro grau. “Por isso é importante a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, evitar o álcool e o cigarro, além de realizar os exames periodicamente”, finaliza.

OUTRAS AÇÕES – Além das palestras, a Secretaria de Saúde intensificará durante todo o mês de outubro, a coleta de material preventivo, exames de mama e orientações sobre a importância da prevenção. No dia 25, será realizado o dia D com uma caminhada ao longo da Avenida Carlos Hugueney iniciando pela Praça Tiradentes, no Bairro Boiadeiro, às 7h30.

“É muito importante destacar que o combate ao câncer não acontece apenas no mês de outubro, mas durante todo o ano, porém aproveitamos a campanha do Outubro Rosa para intensificar as ações e alertar as mulheres e homens sobre os cuidados necessários com o próprio corpo”, afirmou a secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: