Confirmada mortes de bovinos por Raiva em Costa Rica – MS

MS Todo Dia

Em cerca de três meses, 45 mortes bovinas já foram notificadas com sintoma de raiva em propriedades rurais na região de Costa Rica. De acordo com Fábio Shiroma de Araújo, coordenador do programa de controle da raiva da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o aumento nos casos, que não eram comuns na região, se dá, principalmente pelos produtores deixarem de vacinar seus animais.

Dois casos foram confirmados com a doença na região da nascente do rio Paraíso. Outros três casos possuem suspeita, mas aguardam resultados de exames. Um caso é na região do rio Cachoeira e o outro na região do rio São Luís, próximo da área urbana de Costa Rica. Os outros 40 casos foram relatos dos produtores dos sintomar dos animais, que eram bem semelhantes ao da doença.

Segundo Fábio Shiroma, “a raiva é uma enfermidade que afeta os mamíferos. É uma zoonose que afeta inclusive o homem e o principal transmissor na área rural é o morcego hematófago, popularmente conhecido como ‘vampiro’. As orientações básicas são de vacinação anual dos animais e controle do transmissor. O controle é feito apenas pela Iagro e a orientação é de que o produtor não manipule o morcego, pois pode ser contaminado com a doença”, explicou.

Fora isso, é necessária a comunicação caso haja abrigo do morcego na propriedade ou animais com sintomas nervosos (andar cambaleante, perda de apetite, incoordenação motora seguindo para um estágio onde o animal não consegue mais se levantar e vai a óbito. A evolução da doença ocorre de 3 a 7 dias. É feito o alerta ainda para os animais domésticos, que também podem transmitir a doença para o homem. Por isso, a importância da vacinação anual inclusive de animais domésticos.

O coordenador  do programa de controle da raiva informou que caso alguém ache morcego caído durante o dia, significa que ele está doente pois morcego tem hábitos noturnos e maior probabilidade é que a doença seja raiva. Portanto, não é seguro que a população manuseie o animal. A recomendação é de colocar uma toalha ou balde em cima do morcego e comunicar as autoridades competentes.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
%d blogueiros gostam disto: